top of page

Sair do vermelho e sobreviver

Foto do escritor: Luciana VidalLuciana Vidal


Dica 1:



-Planejamento🙆!

Este passo é totalmente indispensável e sem dúvidas o mais chato!, já que as pessoas evitam fazer ele com certa regularidade pode acreditar? Mas porque?  Porque ele nos faz ver tudo de forma transparente de cómo se encontra em verdade nossa vida financeira, e se ela não é boa, então chega até desanimar. Mas é de suma importância você fazer este planejamento com mais frequência então vamos sem medo...


Se vai pegar um caderninho e escrever ou se preferir em uma planilha seja no celular ou computador (isto depende de que jeito é mais fácil e acessível para você), agora escreve todos seus gastos mensais, também vai colocar suas dívidas, os gastos que regularmente se tem como por exemplo: Cinema, gasolina, uber, restaurante...Etc.


Porque?




  1. Sabendo quanto se gasta pode prever, que gasto pode deixar para outro mês e não ficar no vermelho de novo. É como esquivar o seu inimigo antes mesmo dele te atacar. 

2. Sé vai saber colocar limites, ou seja se vai saber até quanto se pode gastar por mes. Isto é ser ''gastador'' consciente.



3. Você tendo o controle de quanto gasta, e já tendo em mente um projeto se vai saber se planejar quanto e quando se vai poder chegar a essa meta.

Agora entende a importancia deste primeiro passo?



Dica 2:


-Veja sua Renda👀

Agora se vai calcular quanto dinheiro realmente chega a suas mãos, porque muita gente fala ''Ah! eu ganho 2.000 Rs'' quando a realidade é que recebe bem menos do que isso porque existem os famosos descontos como de saúde ou algum empréstimo que se fez  e uma vez que seu salário cai na conta automaticamente se é descontado dessa quantia. Então veja quanto realmente chega em suas mãos para ver se você vai precisar fazer uma renda extra para não acabar se endividando no final do novo ano.

Observação: Pode deixar que vamos te dar dicas de rendas extras, não tenha medo que por mais que diga, ''Como vou poder ter uma renda extra se nem consigo lidar com minha própria vida com um trabalho?'', eu já diz para não se preocupe tudo nesta vida tem jeito.😉


Dica 3:



-Olha os Gastos!😩

Realizar uma avaliação de todos os gastos é indispensável para uma vida financeira totalmente transformada. Se vai fazer uma lista de seus gastos fixos que são contas que queira ou não vão chegar mensalmente e são inevitáveis como: luz, água, comida, transporte e internet, etc. Depois, avalie os gastos que podem surgir (reparos inesperados no carro/casa, medicamentos, entretenimento e compras por impulso). Com isso, faz-se necessário a mudança de alguns hábitos para melhorar. Mantenha sempre um caderno ou uma planilha à disposição para que seja possível anotar esses gastos e saber o quanto influenciará na renda mensal.


Dica 4:


-Supérfluo🙈

Continuando com a questão dos gastos impulsivos, vou te avisar que todo mundo passa por isto, não, se não é a única pessoa no mundo que erra na vida financeira, e todos os que têm sucesso na vida financeira aprenderam a detectar este perigo, por isto o ideal é sempre escrever ou adicionar na sua planilha pessoal todos os gastos. Esta classificação de gastos é fácil eles são aquelas coisas que você poderia seguir vivendo sem elas mais você preferiu gastar sem necessidade isso é gastos supérfluos. Esse tipo de gasto é o terror de quem deseja manter um bom planejamento financeiro para a vida pessoal ou profissional.


Dica 5:


-Investimentos😏

A realidade é que muitos hoje em dia procuram a independência financeira mais para ser bem sucedidos sendo autonomos se precisa ser bem responsável e bom administrador de suas finanças. Essa é a estratégia para ser bem sucedido e ter uma boa vida financeira, e com isto estou me referindo a ser responsável com suas planilhas para poder correr atras de projetos, poupança ou algum fundo de investimento e etc. Além, é claro, na própria capacitação para garantir melhor colocação no mercado de trabalho.


Dica 6:


-Coloque Metas💸

Sé esta pensando pular 7 vezes a ondinha?, jejuar na virada?, pedir a Deus um milagre e fazendo um voto?, Vestir de amarelo?, vestir de arco-íris, Bom se pode fazer isto como de costume mais o que realmente vai mudar sua vida financeira se chama atitude sem ela não basta nem pedir ao propio Deus, você tem que fazer sua parte então arregaça as mangas e pede sim forças para Deus te ajudar e não desanimar este ano, faça mudanças na sua vida, pare de pensar em ''esperar o momento perfeito'' o momento é agora, vá com tudo, vá a luta e começa a suar a camisa com seu esforço em um objetivo. Corte gastos supérfluos, investe em capacitação e projetos e manter gastos em planilha são ótimas metas para começar bem 2020. Naturalmente, as circunstâncias de uma boa organização vão levando o interessado a traçar metas determinadoras da sua vida.

Uma vez você tendo em suas mãos a planilha completa com o panorama completo de como foi seu ano anterior, e sabendo de seus ingressos e seus gastos mensais sendo consciente de quanto sobra se vai saber o que fazer, o que você pode deixar para depois, o que se pode parcelar para não passar o més com o dinheiro justo.  Tem pessoas que só precisam segurar sua mão e o cartão gastando em besteiras e tem pessoas que estão precisando ver uma renda extra para poder passar o mes verdinho, e acredito que se vai ser consciente qual é a melhor escolha. 

 
 
 

Comments


bottom of page